terça-feira, 7 de abril de 2009

Moradores contra Google Street View - meio&mensagem

Habitantes de pequena cidade no Reino Unido formam parede humana para evitar que as câmeras do aplicativo fotografem suas casas

Na semana passada, diversos moradores do pequeno vilarejo de Broughton, no Reino Unido, formaram uma parede humana que tinha o objetivo de bloquear a visão de uma das câmeras do Google Street View, impedindo que ela fotografasse suas casas.

De acordo com a BBC, os moradores justificaram dizendo que a câmera estava invadindo sua privacidade e colocando suas propriedades em risco, já que exibiria sua localização a pessoas mal intencionadas.

Não é a primeira vez que o Street View, que cria visões de 360 graus de estradas ao redor dos Estados Unidos e Europa, é colocado em xeque. Recentemente, a Comissão Federal de Privacidade do Canadá afirmou que o projeto poderia ir contra as leis de privacidade daquele país.

No caso de Broughton, o Google afirma que está dentro das leis britânicas e que só está filmando áreas públicas. A companhia observou também que possibilita aos proprietários de casas no Reino Unido a possibilidade de remover suas casas do sistema. Nos Estados Unidos, a política da empresa é a mesma, já que é legal tirar fotos de locais públicos.

De qualquer forma, ao tentar manter sua privacidade, os cidadãos de Broughton acabaram chamando mais atenção, já que a história foi publicada no Chicago Tribune, sediado em uma cidade a mais de 6 mil quilômetros de lá, e por diversos usuários do Twitter, sendo que muitos destes já falam de planos de ir até o vilarejo e fotografá-lo por si só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário