quarta-feira, 8 de abril de 2009

Impacto das novas tecnologias na relação comércio serviço x consumidor digital

Por: João Paulo M. Cândido

Não podemos deixar de levar em consideração a evolução da internet no mundo, e principalmente no Brasil.

O comércio on-line tem aumentado muito, a cada dia novas empresas chamadas e-commerce surgem oferecendo os mais diversos produtos. Junto com a evolução da internet o consumidor tem também a passos um pouco mais lentos evoluído com relação à comprar on-line ou buscar serviços. Também empresas off-line tem dado uma maior atenção para o mundo on-line, divulgando sua empresa na internet e investindo em uma boa imagem na rede.
A facilidade de acesso a internet e o barateamento dos custos fizeram com que o e-commerce em 2008 tivesse um aumento de 45%, para que uma empresa esteja vendendo on-line basta que ela tenha um site denominado e-commerce com as funções necessárias que possibilite que seus produtos sejam divulgados no site e que possibilite a compra. Em geral o investimento para se ter um e-commerce é baixo, quando comparado com a tradicional loja física com todo seu montante e estoque. A circulação de estoque em uma loja e-commerce é baixo comparado a fisica, visto que a partir do momento da compra a loja tem um prazo para entrega da mercadoria, e até mesmo na divulgação do site pode-se deixar claro que a mercadoria poderá estar disponível apenas em alguns dias. Isto gera algum tempo para que a loja busque o produto até o distribuidor. Claro que com essa facilidade a gama de produtos é bem maior, visto que o estoque é baixo.

Em relação ao consumidor, o e-commerce gera um certa facilidade na compra. Quem não gosta de estar no sossego de sua casa tendo tempo para comparar e comprar apenas o que interessa sem nenhum daqueles simpáticos vendedores que querem vender mais e mais, e tudo isso apenas clicando e digitando.
Por ser uma rede grande de anunciantes as varias opções de lojas para se comprar e as facilidades no pagamento, é o que mais chama a atenção para as compras on-line. A variedade de empresas no ramo e de produtos e marcas fazem com que a concorrência por preço seja acirrada, muitas vezes diferenciando o preço on-line do off-line.
No mundo off-line podemos cada vez mais ver empresas que estão destinando um maior investimento nas verbas de comunicação para a comunicação viral. Sinceramente a empresa que não dá atenção devida a internet está perdendo cada vez mais espaço no mercado e deixando de conquistar muitos clientes. Pessoalmente sou adepto da frase que diz o seguinte: “Estar na internet é abrir mais uma porta de entrada para o seu negócio. Se o seu produto não está na internet, para uma legião de compradores on-line ele simplesmente não existe.”.

Além das verbas a mais para a divulgação viral temos como exemplo empresas que também abriram suas portas para as vendas on-line, é o caso recentemente das Casas Bahia, sem contar algumas que já estão a algum tempo como a Americanas, Fast, Fnac, etc.

Está mais do que evidente que a tendência é que o e-commerce e a comunicação viral, venha a tomar cada vez mais e mais o lugar da tradicional loja física e dos meios tradicionais de divulgação.

Cabe a nós iniciantes ou profissionais da comunicação, pequenos, médios e grandes empresários adaptarmos a essa nova onda, quem entrar nela antes terá um caminho tranqüilo e vantajoso pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário