quinta-feira, 8 de julho de 2010

Como evitar golpe na internet

O e-commerce sofre muito com a desconfiança de seus usuários no ato da compra. Um sistema tão cômodo de compra não é tão simples assim, exige muita atenção por parte do comprador para não realizar negocio com empresas fraudulentas.

Ao digitar seus dados pessoais a empresa fraudulenta pode coletar e usar para realizar compras em outros sites, que pode gerar muitos problemas e dor de cabeça. Para comprovar perante a administradora de cartão que não foi você quem realizou a compra existe um sistema muito burocrático, situação que pode piorar ainda mais, caso a compra tenha sido realizada por depósito ou transferência bancária.

Infelizmente existem sites fraudulentos que aplicam golpes em consumidores, assim como existe golpista em tantos outros “ramos” de negócio. Não devemos ampliar fatos isolados para toda rede de venda on-line. A internet é um meio seguro de fazer compras, desde que feita com empresas corretas.

Como consumidores devemos sim desconfiar das empresas e exigir clareza nas informações sobre a empresa, se de fato, é confiável e se realmente entrega os produtos.

Dicas:
1. Veja o site atentamente, diferencie descrição do produto e fotos de copias da internet
2. O preço praticado é coerente com a concorrência? A maioria dos golpistas usam a tática de preços baixos para atrair novos clientes.
3. A tática do preço baixo é usado também para vender produtos contrabandeados sem nota fiscal, que podem ser apreendidos pela Receita Federal ou Estadual durante entrega da mercadoria (fiscalização cada vez mais freqüente nas Centrais dos Correio, aeroportos e transportadoras). Caso a encomenda chegue ao destino não tem garantia.
4. A empresa possui uma política de troca de produtos;
5. A empresa disponibiliza além de e-mail e telefone o atendimento pessoal;
6. Além do envio postal da mercadoria, a empresa autoriza a retirada na loja;
7. Dentro do possível exija fotos da empresa física, do produto a ser comprado com nota e garantia;
8. Importante: Consulte os distribuidores da empresa; Referências de serviços ou vendas já realizadas;
9. Verifique se a empresa é associada em alguma associação comercial ou site consultor de compras (ex: associação comercial da cidade ou do estado, importante se tem avaliação no e-bit ou site do gênero).
10. Confira a associação perante o site consultor

Lembre-se é seu direito exigir essas informações.

Sites que podem ajudar a se prevenir de golpes virtuais:
Reclame Aqui! – site com reclamações de consumidores, diversas áreas de consumo.
Direito do Consumidor – Confira a Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.
PROCON – Acesse a lista de Procons nos estados brasileiros.
Instituto da defesa do consumidor – IDEC
Receita Federal do Brasil - CNPJ

Artigo publicado primeiramente em CW Eletro Blog, por mim.